NOVO ENSINO MÉDIO
Novo Ensino Médio
A estrutura do Novo Ensino Médio do Colégio Diocesano encontra-se no embasamento na BNCC, a qual propõe uma organização curricular por Áreas do Conhecimento, sendo elas: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Nessa perspectiva, o estudante do Ensino Médio deve pautar sua formação em cinco eixos estruturantes: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo. Com essas habilidades, espera-se que o jovem possa avaliar seus interesses, conhecer seus potenciais e dar continuidade aos seus estudos, atuando como protagonista de sua própria história.
Temos o intuito de desenvolver também em nossos estudantes uma prática pedagógica fundamentada na visão cristã, para que os mesmos possam construir e ser agente do seu próprio conhecimento, a qual resulta na formação de futuros cidadãos que fazem a diferença na sociedade onde atuam. Sendo, uma fase decisiva que consolida a proposta educacional do Colégio Diocesano Padre Rolim para o aluno. Nessa etapa, o aluno, protagonista em seu processo de aprendizagem, consolida o conhecimento adquirido, aprimorando suas responsabilidades e sua formação cristã e ética, prosseguindo em sua vida acadêmica.
Abordagem Curricular
O currículo do Ensino Médio contemplará conteúdos e estratégias de aprendizagens que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva. A dimensão pedagógica do currículo do Ensino Médio segue parâmetros de comprometimento, criatividade e reflexão. O vínculo dessa abordagem tem relação com a capacitação para uma efetiva e eficiente desenvoltura acadêmica. Aos docentes, cabe estabelecer a interação necessária entre a tradição e a inovação, por meio da postura interdisciplinar.
Fonte: (PPP – Projeto Político Pedagógico do Colégio Diocesano).