NOVO ENSINO MÉDIO

Novo Ensino Médio

A estrutura do Novo Ensino Médio do Colégio Diocesano encontra-se no  embasamento na BNCC, a qual propõe uma organização curricular por Áreas do  Conhecimento, sendo elas: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas  tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 
Nessa perspectiva, o estudante do Ensino Médio deve pautar sua formação em cinco  eixos estruturantes: investigação científica, processos criativos, mediação e  intervenção sociocultural e empreendedorismo. Com essas habilidades, espera-se  que o jovem possa avaliar seus interesses, conhecer seus potenciais e dar  continuidade aos seus estudos, atuando como protagonista de sua própria história.
Temos o intuito de desenvolver também em nossos  estudantes uma prática pedagógica fundamentada na visão cristã, para que os  mesmos possam construir e ser agente do seu próprio conhecimento, a qual resulta  na formação de futuros cidadãos que fazem a diferença na sociedade onde atuam.  Sendo, uma fase decisiva que consolida a proposta educacional do Colégio  Diocesano Padre Rolim para o aluno. Nessa etapa, o aluno, protagonista em seu  processo de aprendizagem, consolida o conhecimento adquirido, aprimorando suas  responsabilidades e sua formação cristã e ética, prosseguindo em sua vida  acadêmica.

Abordagem Curricular

O currículo do Ensino Médio contemplará conteúdos e estratégias de aprendizagens  que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da  ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva. A dimensão pedagógica do currículo do Ensino Médio segue parâmetros de  comprometimento, criatividade e reflexão. O vínculo dessa abordagem tem relação  com a capacitação para uma efetiva e eficiente desenvoltura acadêmica. Aos  docentes, cabe estabelecer a interação necessária entre a tradição e a inovação, por  meio da postura interdisciplinar.

Fonte: (PPP – Projeto Político Pedagógico do Colégio Diocesano).