ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil está regulamentado pelas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos (Resolução CNE/CEB nº 7, de  14 de dezembro de 2010), que estabelece o atendimento de alunos entre os 6 e 14  anos, configurando-se como o período mais longo da educação básica.

O Colégio Diocesano Padre Rolim tem por objetivo proporcionar ao educando a  formação básica, dando-lhe oportunidade de desenvolver-se como pessoa cristã livre  e solidária, capacitada a interagir com o meio social e físico em que vive e dotado de  conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para o desenvolvimento de  condições que resultem na melhoria de vida tanto individual quanto social.

Abordagem Curricular

A proposta curricular busca o desenvolvimento sistemático de competências e  habilidades para que o estudante possa apropriar-se dos conhecimentos acadêmicos,  aprimorando, dessa maneira, sua capacidade de aplicar os saberes na resolução de  problemas do cotidiano. Estimula-se o estudo e o trabalho autônomo, crítico e criativo  de forma individual e coletiva.
Nessa faixa, os alunos encontram-se na fase das operações concretas e formais.  Assim, respeita-se o aspecto socioafetivo e as habilidades cognitivas próprias do  momento evolutivo do aluno ao se fazer abordagens cognitivas significativas, traçando  uma linha de continuidade e pontes entre o concreto e o abstrato, o cotidiano e o  científico, o racional e o afetivo, o primário e o tecnológico, o público e o privado, o  individual e o coletivo.
Nessa fase, proporcionam-se práticas pedagógicas que favoreçam o protagonismo  estudantil com foco na pesquisa, no diálogo, compreendendo seu papel no mundo e  respeitando as singularidades.

Fonte: (PPP – Projeto Político Pedagógico do Colégio Diocesano).