DIRETRIZES PEDAGÓGICAS
O Colégio Diocesano Padre Rolim, objetiva a formação de estudantes que se tornem cidadãos profissionais éticos, competentes e preparados para o presente e o futuro. Nessa perspectiva, o conhecimento (habilidades e competências, conceitos, ideias e definições), o objeto cognoscível (saber escola sistematizado) e o professor (mediador que intervém medindo a construção do conhecimento) e o estudante, agente da aprendizagem, aprendem com o outro, com o convívio social, mediante a intervenção pedagógica do educador, o que torna a sala de aula um espaço privilegiado de construção e de reconstrução de saberes, bem como de análise permanente da realidade. Esse contexto, favorece a formação de jovens respeitosos, solidários e críticos, que defendem a ética cristã, com a intenção de transformar e ressignificar a coletividade em que atua, com responsabilidade socioambiental e equilíbrio emocional.
De acordo com as bases legais que respaldam o pleno desenvolvimento pedagógico da escola, os objetivos do Colégio Diocesano Padre Rolim consistem em:
- Proporcionar ao educando a formação evangelizadora necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades para sua auto realização, preparação para o exercício consciente da cidadania e prosseguimento dos estudos, observando as determinações da Lei nº 9.394/96 e demais disposições legais atinentes, especialmente as Resolução do CNE, CEE e CME.
- Desenvolver integralmente a criança/jovem em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, dentro da perspectiva humana e cristã, em correlação com sua faixa etária e características individuais, complementando a ação da família e da comunidade.
- Desenvolver posturas cristã, autônomas, críticas, criativas, refletindo sobre sua própria ação incentivando o cuidado com a espiritualidade, o corpo e a saúde.
- Organizar o conhecimento e o ensino de modo que os educandos se apropriem do saber escolar e das habilidades de pensamento significativos para sua formação promovendo a comunhão e o respeito às diferenças existentes entre os membros da sua comunidade.
- Criar oportunidades aos educandos de vivenciarem as diferentes formas de inserção sócio-política e cultural para que desenvolvam as diversas formas de linguagens: oral, escrita, corporal, artística, lógico-matemática.
- Desenvolver atividades pedagógicas que atendam ao educando portador de necessidades especiais, visando explorar suas potencialidades, dando oportunidade de vivências motoras, cognitivas, afetivas e sociais.
- Propiciar ao educando o conhecimento de temas específicos da história, da cultura, das manifestações artísticas e religiosas do segmento afro-brasileiro, resgatando e revalorizando a cultura negra como um dos elementos formadores da população brasileira.