Educação Infantil
Educação Infantil
Os primeiros anos de vida de uma criança representam uma etapa de fundamental importância, pois através das interações e brincadeiras elas estabelecem experiências para construir e apropriar-se de conhecimentos para seu desenvolvimento no que diz respeito aos aspectos físicos, emocionais, sociais, afetivos, cognitivos e mentais. É nessa etapa da vida que ela vai transpondo os limites de seu círculo familiar, passando a conviver com outros adultos, crianças de sua idade e outras mais experientes que ela.
O Colégio Diocesano Padre Rolim, tem por objetivo assegurar ao aluno o processo de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças, considerando os direitos de aprendizagem na educação infantil de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se; o que implica o conhecimento e a atenção às suas singularidades, levando em consideração à socialização e ao desenvolvimento integral da criança.
Abordagem Curricular
A proposta curricular busca a interação entre os diversos campos de experiências e os aspectos do universo infantil como conteúdos básicos para a construção de conhecimentos, atitudes, procedimentos e valores.
As atividades que serão desenvolvidas propiciam aprendizagem, desenvolvimento e socialização, através da busca da garantia dos direitos de aprendizagem, previstos na BNCC, que asseguram as condições para que as crianças
aprendam.
Os campos de experiências contemplam a formação da identidade, interação com o meio, ampliação de possibilidades psicomotoras, linguagem corporal, representação simbólica, diferentes formas de expressão artística, desenvolvimento da linguagem oral e escrita, noções matemáticas e construção de conhecimentos em variados domínios do pensamento, senso crítico, autonomia e coletividade.
Fonte: (PPP – Projeto Político Pedagógico do Colégio Diocesano).