Educação Infantil

Educação Infantil

Os primeiros anos de vida de uma criança representam uma etapa de fundamental  importância, pois através das interações e brincadeiras elas estabelecem experiências  para construir e apropriar-se de conhecimentos para seu desenvolvimento no que diz  respeito aos aspectos físicos, emocionais, sociais, afetivos, cognitivos e mentais. É  nessa etapa da vida que ela vai transpondo os limites de seu círculo familiar, passando  a conviver com outros adultos, crianças de sua idade e outras mais experientes que  ela. 

O Colégio Diocesano Padre Rolim, tem por objetivo assegurar ao aluno o processo de  desenvolvimento e de aprendizagem das crianças, considerando os direitos de  aprendizagem na educação infantil de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se; o que implica o conhecimento e a atenção às suas singularidades,  levando em consideração à socialização e ao desenvolvimento integral da criança.

 

Abordagem Curricular

A proposta curricular busca a interação entre os diversos campos de experiências e  os aspectos do universo infantil como conteúdos básicos para a construção de conhecimentos, atitudes, procedimentos e valores.

As atividades que serão desenvolvidas propiciam aprendizagem,  desenvolvimento e socialização, através da busca da garantia dos direitos de  aprendizagem, previstos na BNCC, que asseguram as condições para que as crianças 

aprendam.

Os campos de experiências contemplam a formação da identidade, interação com o  meio, ampliação de possibilidades psicomotoras, linguagem corporal, representação  simbólica, diferentes formas de expressão artística, desenvolvimento da linguagem  oral e escrita, noções matemáticas e construção de conhecimentos em variados domínios do pensamento, senso crítico, autonomia e coletividade.

 

Fonte: (PPP – Projeto Político Pedagógico do Colégio Diocesano).